quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Frutas ou Sucos?



Cheirosas, coloridas, saborosas, as frutas ocupam lugar de destaque nas bancas das feiras e gôndolas de supermercados, especialmente no verão.

O Brasil tem o privilégio de cultivar centenas de espécies e de oferecer boa parte delas a baixo custo, especialmente as chamadas frutas da estação. Além de saborosas, as frutas são fundamentais para a boa saúde, oferecendo vitaminas, sais minerais e fortalecendo as defesas do organismo. As propriedades benéficas para a saúde estão presentes nas frutas cruas e batidas em forma de suco. Especialmente no verão, tomar suco virou uma maneira saudável de se refrescar.
Acostumados com tanta fartura, nem imaginamos que o hábito de comer frutas e tomar sucos é bastante recente. Até o século 19, a maioria das civilizações não incluía as frutas na alimentação. As frutas nem precisam de muitas explicações para que a gente goste delas, bastam os adjetivos. Elas são coloridas, são tenras, macias, suculentas, são azedinhas, bem docinhas, irresistíveis.
Pois o sabor e o colorido das frutas são duas marcas registradas do verão. Para quem se queixa do calor, as frutas são consolos refrescantes, batidas com muito gelo e água e servidas como suco. Para aqueles que já gostam das estações quentes, as frutas só acrescentam prazer aos dias de verão.
Antes de provocar água na boca, as frutas já são de prender o olhar. Eu costumo dizer que também se come com os olhos, pois a aparência das comidas e o arranjo dos pratos têm muita importância no sabor e mesmo na qualidade da alimentação. As frutas costumam estar presente em toda parte, mas nesta época do ano, especialmente, sua abundância permite que sejam transformadas em verdadeiros arranjos. As feiras livres, que conservam a tradição de servirem as frutas mais frescas, e que exibem todas as variedades da estação, costumam transformar suas bancas num balcão colorido e tentador.
Por causa da grande oferta dessa época, os preços ficam muito acessíveis e as opções intermináveis. O supermercado aprendeu com as feiras e está disputando a clientela com variedade, bom preço e qualidade, com a vantagem de manter suas ofertas a semana toda. Algumas redes estão indo mais longe, trazendo de países distantes frutas especiais que nunca imaginamos em nosso cardápio. Claro, custam mais caro, mas quem não gosta de experimentar um sabor estranho de vez em quando?
As frutas e a saúde
Só o sabor e a fartura das frutas em nosso país já seriam argumentos suficientes para incluirmos seu consumo no nosso cardápio cotidiano. Mas há outras razões, muito importantes para nosso organismo, que cada vez mais vêm sendo destacadas pelas pesquisas e por especialistas. O fato é que as frutas de um modo geral trazem uma grande contribuição à nossa saúde.
São fontes de vitaminas e sais minerais, contribuem para fortalecer o sistema imunológico, têm ação específica na prevenção e controle de algumas doenças, ajudam na redução dos níveis de gordura do sangue, além de facilitar o desempenho de todo o sistema digestório.
Com tantas propriedades, o consumo de frutas interfere em praticamente todas as ações do nosso organismo, combatendo desde doenças alérgicas como a asma até enfermidades graves como vários tipos de câncer. Por conterem muitas fibras, substâncias que não são digeridas, as frutas são de grande valia para o trato intestinal. Quem come pelo menos duas porções de frutas por dia, qualquer que seja essa fruta, terá muito mais chance de evitar a constipação, um problema que provoca desde mau humor até câncer do intestino.
Quando me perguntam quais são as frutas mais indicadas, costumo dizer que o mais importante é consumí-las, sejam elas frutas exóticas, silvestres, ou as frutas mais comuns das nossas estações, como a laranja, o abacaxi, o caqui e a melancia. É certo que as pesquisas em nutrição e saúde estão hoje buscando as propriedades próprias de cada alimento, aqui incluídas as frutas.
Esses alimentos com funções especiais, capazes de prevenir ou controlar o avanço de certas doenças, são conhecidos como funcionais. Já está provada, por exemplo, a capacidade que as frutas cítricas tem de prevenir certos tipos de câncer. Da mesma forma que certas substâncias da maçã são capazes de reduzir o colesterol, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.
Ao lado dessa ação funcional, os alimentos têm propriedades reconhecidas pelo uso popular e aceitas no meio médico. Os pêssegos, por exemplo, têm uma discreta ação laxante, além de serem ricos em potássio. Os mamões, papaias e outros, contêm papaínas, substâncias ativas contra as úlceras de estômago, estando também entre as frutas que mais fornecem potássio e magnésio. O abacaxi, uma das frutas mais cheirosas da estação, é rico em iodo, que atua positivamente na função da tireóide. Em suco ou em pedaços.
Frutas ou sucos?

Outra pergunta que me fazem com freqüência é com relação às vantagens e desvantagens entre ingerir a fruta em forma de suco e consumí-la crua e em pedaços. Costumo dizer que, no geral, não há grande diferença, desde que o suco natural (não coado) seja feito na hora e consumido em seguida. O suco de laranja que fazemos em casa, por exemplo, tende a perder suas propriedades depois de algumas horas, mesmo mantido em geladeira.
Os bons sucos naturais industrializados, que não se estragam rapidamente porque são "protegidos" por conservantes, costumam manter quase todas as propriedades de um suco fresco, com a vantagem de poder ser armazenado e tomado a qualquer hora.
Mas, já que falamos no prazer que as frutas nos proporcionam, vale lembrar que tomar um suco de fruta natural, nesses dias de verão, não tem sabor que se compare. Levar as frutas para casa e preparar o suco nós mesmos, com a nossa receita preferida, é um prazer adicional, mesmo considerando o trabalho.
Certamente por conta do calor e da fartura de nossas frutas, o suco natural passou a ser "mercadoria" presente em todo o comércio, nos últimos 20 a 30 anos. As casas de suco passaram a ter tanta importância quanto as choperias, sorveterias e cafés. Nos shoppings centers, entre a garotada, ainda não dá para dizer que o suco de frutas é o preferido. Mas em todo o país, não há capital que não exiba suas casas de "sucos e batidas", onde ao lado de abacaxis, laranjas e bananas, estão expostas as frutas mais estranhas, como o cupuaçu e o tamarindo.
Entre morder a fruta e beber o suco, continuo dizendo que o mais importante é ingerir a fruta. A água que se adiciona ao suco, desde que seja absolutamente potável, vem suprir a necessidade de líquido do nosso organismo. Por outro lado, ao mastigarmos a fruta crua, estaremos estimulando todo nosso sistema digestório.
Como é bom ser uma pessoa com a qual todos gostam de compartilhar os acontecimentos!

Seja alegre, esconda suas dores, desapontamentos e inquietações sob um sorriso. Ria de histórias boas e aprenda a contá-las.
E importante não deixar passar a oportunidade de dizer uma coisa boa a um amigo ou a respeito dele. Poucas palavras, desde que sejam sinceras, solidificam um relacionamento.
Gracejos e críticas magoam quando menos se espera, logo tenha cuidado com os sentimentos dos outros.
Amigos são anjos que a vida nos deu para caminhar conosco ao longo de nossa jornada.

Pense no que falamos e escreva em seu diário como estas palavras podem ser aplicadas em sua vida.
Veja a foto e tire sua conclusão, se até entre animais que são considerados como inimigos vivem em harmonia, pque não podemos também descer de nosso pedestal e vivermos bem!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Bolo Salgado de Repolho

02 ovos
1/2 x. de óleo

01 x. de água
01 x. de farinha de trigo
02 x. de cenouras raladas
03 x. de repolho bem picadinho
01 cebola picadinha
01 col. de fermento em pó
cheiro verde e sal a gosto

Bater os ovos, acrescentar o oleo, a água, a farinha ja misturada com o fermento, logo em seguida coloque a cenoura, a cebola e o repolho e os temperos verdes..misture bem e leve pra assar em forma untada e enfarinhada.

Leva uns 30 mts pra assar..

Gennnnte..muito bom!

domingo, 27 de setembro de 2009

Bonsai- émuito mais que uma árvore pequena


Acho que todo mundo gosta de ter plantas em casa, né? E uma planta super bacana pra deixar nossa casa alegre e bonita é o bonsai.










O bonsai é uma árvore que cresceu lentamente e deixou marcas em seu tronco. Ele é o resultado de uma arte milenar que envolve técnica e sensibilidade para que a arvorezinha cresça sofrida, mas fiel às condições encontradas na natureza. Por exemplo: um bonsai que cresce sob forte vento dos rochedos e inclina-se para um lado.
Para se criar um bonsai, os galhos e as raízes da planta são cortadas periodicamente e chega-se a levar alguns anos para que se obtenha uma planta adulta com pequenas proporções a qual chamamos de bon (vaso) + sai (árvore) - nome em japonês.
O bonsai surgiu na China (já era cultivado por lá desde o ano 200 a.C.) e foi mais tarde levado ao Japão onde desenvolveram a técnica. A ideia da árvore centenária cultivada em bandejas ou vasos pequenos levava para as cidades a representação da força de plantas que frutificavam mesmo diante de tantos problemas climáticos nas florestas.

Existem vários estilos de cultivo de um bonsai e as espécies mais famosas são capazes de obter formas lindíssimas. Hoje em dia, um bonsai adulto pode ter até 90 cm, mas os de até 45 cm são os mais comuns.
Manutenção


O bonsai é uma árvore que por viver num vaso onde há pouco espaço para suas raízes, necessita de adubos e fertilizantes. No período da primavera até o final do verão as plantas estão absorvendo nutrientes, portanto nesta época, num intervalo de 15 ou 20 dias devemos aplicar um adubo líquido tipo Ouro Verde, deve-se também colocar algum tipo de adubo sólido de lenta decomposição, com pouco nitrogênio. Esteja atento para pragas e doenças, fazendo uma manutenção preventiva a cada 30 dias, você evitará problemas, ocorrendo alguma anormalidade utilize inseticidas do tipo Dymy Pronto, ou algum outro similar. Separe seu bonsai de outras plantas.
Ao contrário do que todos pensam, bonsais adoram solos arenosos, mas apenas substituir aquela terrinha que veio com ele por areia não resolve os problemas. Não estamos falando de qualquer areia, ela precisa de todo um preparo para ser considerada adequada.

Para ter a areia nas condições ideias para abrigar seu bonsai, você precisa umidecê-la com óleo diesel[1]. Feito isso, você pode transferir seu bonsai para um novo vaso com essa mistura. Mas não se esquece… de que assim que você o colocar no novo vaso com areia, é necessário flambar o solo[2] no tempo necessário gerar cristais de vidro sobre a superfície! Mas cuidado!! Não deixei flambando por muito tempo, você não quer que a superfície fique impermeável!
Rega:
 Outro detalhe de que todos não sabem sobre os bonsais é que eles não são muito acostumados a água. Regar com água… no máximo uma vez ao ano (tirando os bissextos). O que eles realmente curtem é óleo de fritura com pedacinhas frango desfiado e peixe[
Sol:
 Quanto a exposição ao sol, os bonsais se adaptam melhor quando ela é feita de modo indireto, ou seja, você não deve deixar seu bonsai diretamente na luz do sol. Para iluminá-lo você deve direcionar luz do sol para ele com a ajuda de um espelho.


Outro cuidado que se deve ter com bonsais é de sempre orientá-lo na mesmo posição para seu banho de

Amigos virtuais



sábado, 26 de setembro de 2009

Bolo de Coca Cola

4  ovos

1 e 1/2 xícara de açúcar                                                                  

02 xícaras de farinha de trigo
1. xícara de coca-cola02 colheres. de margarina
01 colher  de sopa rasa de fermento em pó
Bater as claras e reservar.
Bater bem as gemas, açucar e a margarina. Juntar aos poucos a farinha e a coca cola e por último colocar as claras em neve e o fermento.
Untar uma forma e levar para assar no forno pre aquecido por uns 35 minutos.

Torta salgada de pão de forma! Fica uma delícia é fácil de fazer..............

Torta salgada de pão




Em um refratário retangular, untado com margarina, colocar:

1 camada de pão de forma
1 camada fina de requeijão cremoso
1 camada de muzarela – 200g
1 camada de presunto – 200g
1 camada de pão
1 camada de presunto – 50g
1 camada de muzarela – 50g
Bater no liquidificador:
4 ovos
3 xícaras de chá de leite frio
1 pitada de sal.
Colocar essa batida sobre o a muzarela que está na forma.
No final:
1 camada fina de requeijão

Polvilhar queijo parmesão ralado
Deixe descansar por 1 hora.
Levar ao forno para dourar.

PUdim de Pâo


Bater no liquidificador:

375ml de leite de vaca
150g de açúcar refinado
1 colher de sobremesa de margarina
2 colheres de sopa de conhaque
3 ovos
2 colheres de sopa de coco ralado
3 pães franceses amanhecidos, sem casca.
Colocar em forma de pudim caramelizada.
Assar em banho-maria, em forno a 180°, por mais ou menos 1 hora.
Deixe amornar e desenforme.

Bombocado de Assadeira


Bater no liquidificador:


5 ovos
1 vidro de leite de coco
1 lata de leite condensado
1 lata de leite de vaca
2 colheres de margarina
100g de coco ralado
4 colheres de sopa de queijo ralado
1 xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de farinha de trigo
Depois de tudo batido, juntar 1 colher de sopa de fermento em pó e bater, só um pouquinho.
Forma untada e polvilhada. Assar em forno médio até corar.

Alimentação com Produtos Naturais

Farinha de Maracujá: a pectina, encontrada na casca do maracujá, atua na diminuição da taxa de açúcar no sangue e impede a avsorção da gordura dos alimentos pelo organismo. Ajuda a emagrecer com uso diário e prolongado, assim como ajuda aos diabéticos do tipo B a diminuírem suas taxas de glicemia.


Como consumir: 1 colher de sopa da farinha antes das três principais refeições - pode ser adicionada ao iogurte, ao suco, à salada, etc.

Farinha de Quinoa: o grão quinoa acelera o metabolismo, ajudando a emagrecer. Evita a produção excessiva de insulina (hormônio que armazena gorduras), além de possuir carboidrato de baixo índice glicêmico que demora mais para ser transformado em açúcar pelo sangue. Ela limpa as artérias do coração e combate a anemia.


Como consumir: duas colheres de sopa ao dia adicionadas à salada ou ao suco.


                       Farinha de linhaça dourada ou escura: ela é rica em fibras e ômega 3 e ajuda a melhorar o metabolismo e contribui para o bom funcionamento do intestino.


Como consumir: duas colheres de sopa ao dia adicionadas ao suco, vitamina, feijão, etc.


             Gengibre: ele possui uma substância chamada gingero que faz com que nosso metabolismo queime calorias com uma velocidade 20% maior que a normal. O gengibre ainda protege fígado e coração, é diurético, acalma a tosse e beneficia a voz, além de melhorar os terríveis sintomas da TPM.


Como consumir: uma colher de sopa de gengibre ralado por dia. O sabor é muito forte e talvez, quem não gosta, seja melhor consumí-lo em molhos de salada ou batido com suco de frutas. Já eu prefiro tomar com chá.


                        Pasta de gergelim (ou tahine): contém cálcio que impede a absorção de gordura, evitando a formação dos indesejáveis pneuzinhos localizados na barriga. A memória e a digestão são beneficiadas pela pasta dos grãos, que também combate a osteoporose.


Como consumir: uma colher de chá da pasta com uma fatia de pão integral ou torrada, diariamente, pela manhã.


        E você? Já adota esses alimentos no seu dia a dia?


Coloque a farinha de  linhaça na vitamina, fica bom e é ótimoe faz muito bem! Também é muito legal  misturar gengibre na infusão de chás.. Já a pasta de gergilim,  pode ser usada  para incrementar o sabor da carne moída. É uma delícia!

Dia Mundial do Mar dia 26/09!


sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Cão melhor amigo do homem


O MELHOR AMIGO DO HOMEM


Desde tempos remotos, o cão é considerado pela maioria dos criadores como o seu melhor amigo. Talvez seja, porque é uma relação recíproca, tanto da parte dos criadores como do cãozinho. Isto vale também para a pessoa que tem seu bichinho em casa.

Se bem tratado, tanto na alimentação, cuidados com a higiêne , saúde e principalmente o carinho, você terá com certeza um aliado.
É muito gratificante você ver a alegria do seu cãozinho, seja lá a raça e tamanho, quando você chega em casa e ele pula, roda em sua volta, late, demonstrando que está feliz. Para quem gosta de vê-los assim, também é uma alegria, pena que algumas pessoas não têm essa consciência e muitas vezes, descuidam de seus animais, abandonam e por vezes até judiam.
Hoje em dia, graças a pessoas que se envolvem em alguns projetos, pensando na melhoria de vida desses animais, muito são resgatados das mãos daquelas pessoas que não estão nem aí com eles.
Cães que choram ou latem quando estão sozinhos em casa fazem isto por puro sofrimento, isto acontece com aqueles que passam muito tempo sozinhos. Para que eles possam aliviar o estresse e a tensão que sentem, então procuram correr, latir, roer, cavar, pois, são animais que precisam de convívio social, ou seja, precisam da companhia de outros cães e pessoas.


quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Acredito nas pessoas!


Quando sentimos um vazio buscamos comida, porque?


Segundo Debray (1988), as crianças que foram exageradamente gratificadas com comida, futuramente poderão usá-la como um mecanismo de defesa eficaz, para sentimentos de frustração, de vazio interior e depressão. Pais inexperientes e ineficientes podem alimentar os bebês em ocasiões de grande ansiedade e não de fome, ou consolá-los em ocasiões de cansaço e não de ansiedade. As crianças que recebem tal tipo de educação podem crescer confusas e sem conhecer suas próprias necessidades internas, não sabendo por si mesmas quando estão com fome ou satisfeita, e incapaz de identificar suas próprias emoções. Sendo esta uma das características dos pacientes com comer compulsivo. Estes indivíduos tenderiam a transformar estímulos desagradáveis em alimento, afirma Lacocque apud Wajner (2000), que representaria o conforto e o estímulo agradável ausente. Esta associação persiste até a idade adulta, quando surgem dificuldades para o indivíduo encontrar seu estado de saciedade e o alimento acaba substituindo afetos.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A VERDADEIRA MAGIA!



A verdadeira magia está dentro de nós...

Em nossos corações...
Qualquer lugar é mágico... Basta sentir...
E voar nas asas do vento...
E por um momento se deixar levar...
Sonhar é de graça... SONHE...
Esqueça um pouco as coisas ruins da vida
Sorria feito criança... Esqueça os dias solitários que
você atravessou, que calado chorou...
Mas lembre-se dos sorrisos amáveis que encontrou...
Do amor que chegou, do amor que vai chegar...
Esqueça os planos que não deram certo...
E pense:
Hoje é outro dia!
embre-se sempre de ter um sonho,
pois a vida é um milagre
Com todas suas formas e cores...
É como mágica...
VOCÊ FAZ ACONTECER... !

O "Mim" e o "eu"

O 'mim', muitas vezes, é usado equivocadamente no lugar do 'eu'. E também tem seu real posto habitado como que por vingança pelo 'eu'- novamente por erro, por falta de atenção ou não sei mais por qual explicação.




Você pode levar isso para mim? = (correto!)



Pode me dar isso para mim levar? = (errado!)

O correto: Pode me dar isso para eu levar? (Devemos nos lembrar que 'mim' não faz nada... quem faz sou 'eu' - se há um verbo depois, antes vem 'eu', nunca 'mim').

_ Gostaria de lhe falar à sós!

_ Minha amiga pode ficar. Não me importo.

_ Mas esse assunto é entre mim e você! = (corretíssimo! Nada de dizer entre eu e você porque aqui pede preposição = mim).

DIA DO SORVETE! UMA homenagem





Os indícios mais antigos a respeito de algo parecido com o sorvete se encontram na antiga civilização chinesa, na qual se fazia um doce gelado com neve, suco de fruta e mel. Alexandre, o Grande, é visto para muitos historiadores como o introdutor do sorvete na Europa, mudando um pouco o método de fabricação: ao invés de se utilizar a neve, diretamente, uma mistura de salada de frutas embebida em mel era resfriada em potes de barro guardados na neve.

Em 1292, através da viagem do italiano Marcopolo à China, diversas novidades foram trazidas para a Itália; uma delas era o sorvete feito com leite. Essas iguarias ficaram bastante populares na França por volta de 1500, porém apenas a realeza tinha acesso às novidades, sendo que as receitas se sofisticaram bastante nesse período. No final do século XVIII, os sorvetes cremosos já haviam saído da elite e passaram a estar presentes em todas as camadas sociais, tendo também, alcançado enorme popularidade nos Estados Unidos por meio dos colonos ingleses.
Mesmo com todo o sucesso do sorvete, sua fabricação ainda era difícil. Isso foi resolvido em 1846, quando a norte-americana Nancy Johnson inventou um congelador que agitava uma mistura dos ingredientes. Em 1851, o leiteiro Jacob Fussel abriu em Baltimore, a primeira fábrica de sorvetes, se tornando o primeiro a produzir o produto em larga escala.
Assim, o sorvete ganhava uma popularidade ainda maior, e os EUA se consolidavam como os maiores produtores do mundo. Foram os americanos, inclusive, que no fim do século 19 criaram as três receitas mais famosas de sorvete: o sundae, a banana split e o ice cream soda, os quais fazem sucesso até hoje e são símbolos da cultura do país.
SORVETE É MAIS QUE PRAZER

Recentemente um estudo em que ficou comprovado que o sorvete é um alimento completo, contendo proteínas, açúcares, gordura vegetal e/ou animal, vitaminas, cálcio, fósforo e outros minerais essenciais
numa nutrição balanceada.
Uma comparação com outros alimentos mostra que um sorvete possui menos calorias que um ovo frito ou um pão francês: enquanto 100 gramas de sorvete de creme possui 208 calorias, a mesma medida de pão francês tem 269 calorias e de ovo frito, 216.
O valor calórico dos sorvetes depende da sua composição, ou seja, das matérias primas utilizadas para sua fabricação. Um sorvete produzido com ovos ou leite fornecerá uma maior quantidade de proteína e gordura comparativamente a um sorvete que utiliza água.
Por exemplo, em análises efetuadas a diversos sorvetes, verificou-se que 90 gramas de sorvete (peso médio por dose) podem fornecer entre 130 e 320kcal. Para estes valores contribuem principalmente o
açúcar (25-59%) e a gordura (3-16%).
Os produtos à base de leite, como o sorvete, hoje são apontados como ingredientes funcionais, relacionados à saúde e são produtos de excelente qualidade nutricional e sensorial.
Os sorvetes também são uma excelente fonte de cálcio, pois podem atingir 135mg/100g. Isso é importante para as pessoas que por hábito, gosto ou intolerância à lactose, não ingerem os produtos
lácteos na quantidade necessária. Em termos médios o consumo de 100g de sorvete contribui com cerca de 8 a 16% da dose diária recomendada de cálcio, um mineral essencial para a saúde de dentes e ossos, cujo consumo é importante tanto durante a infância e a adolescência, fases em que ocorrem os maiores ganhos de massa óssea como na  vida adulta e maturidade, para manter essa estrutura óssea adquirida nas fases anteriores.
Os sorvetes associam prazer, conveniência, sabor, aspectos nutritivos e benefícios à saúde em uma boa medida. Em termos de  conveniência e variedade, atendem todos os gostos e necessidades.










Batata Asterix-Para deixar sua batata frita sequinha



A batata é um dos alimentos mais nutritivos que existem. Dizem que se tivéssemos que escolher pra viver consumindo apenas dois tipos de alimento, que escolhéssemos leite e batata que podem suprir, em caráter de emergência, todos os nutrientes que o organismo humano precisa para se manter.


Então, aqui em casa sempre temos batata. E variamos a forma de preparo: purê, cozida no vapor ou frita - além de utilizá-la em carnes cozidas  e outras receitas. Hum, gente! Nem sei mais se meu prato preferido é carne ?.




Mas hoje a estrela da vez é a batata Asterix que conheci no ano passado. Ela é rosinha por fora e é perfeita pra fazermos batata frita em rodelas. Ela fica super sequinha e crocante (nunca tinha feito tão bem batatas assim). Mas pra batatas em palito, a 'inglesa' ainda é a melhor, na minha opinião.

A batata é um tubérculo rico em carboidratos.

Possui um formato arredondado irregular, sendo que sua casca é fina e de cor amarelada (caso da batata mais comum do tipo inglesa). Alguns tipos de batata possuem casca de cor avermelhada.
Possui baixa quantidade de gordura.
Contém vitaminas do complexo B e vitamina C.
Ao natural, 100 gramas de batata possui, em média, 65 calorias. Porém, quando frita este número cresce bastante.
É muito utilizada na culinária em saladas, acompanhamento de carnes (frango, peixe e boi), purês e frita.
A batata possui fósforo (em boa quantidade), ferro, potássio e cálcio.
A China é o maior produtor de batatas do mundo.
A batata é uma fonte importante de amido.
COMO CONSERVAR


A batata se conserva relativamente bem fora da geladeira por até 2 semanas, quando mantida em local fresco, arejado e escuro. É importante deixar os tubérculos ao abrigo da luz para evitar o esverdeamento. A parte verde pode conter a substância solanina que é tóxica. Evite armazenar a batata em geladeira pois esta quando mantida sob temperatura muito baixa fica com o sabor adocicado e escurece ao ser fritada.

A batata pode ser congelada cozida ou crua. No primeiro caso, cozinhe as batatas, amasse-as como um purê, envolva-o em filme de plástico e congele-as. Ou então, lave as batatas, descasque-as e pique-as em cubos. Mergulhe os pedaços em água fervente por cinco minutos e resfrie-os em seguida colocando-os em uma vasilha com água e gelo. Escorra a água, acondicione os pedaços em filme de plástico e congele
DICAS


Não é preciso descascar as batatas antes de passá-las pelo espremedor; a casca fica retida no utensílio, enquanto a polpa passa com facilidade.

Faça pequenas bolinhas com as sobras do purê de batata, polvilhe com farinha de rosca e frite como croquetes.

Adicione batatas-cruas cortadas a sopas ou ensopados que tenham ficado salgados demais. As batatas vão absorver o excesso de sal durante o cozimento.

Se desejar que o sabor das batatas usadas em saladas fique mais acentuado, tempere-as quando ainda estiverem quentes.

Receitas

Rocambole de batata inglesa

Ingredientes:

Massa:

*1 1/2 xícara (chá) de leite

*1/2 xícara (chá) de batata cozida e espremida

*1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

*3 ovos

*1/2 xícara (chá) de azeite ou óleo

*1/2 xícara (chá) de cebolinha verde

*1/2 xícara (chá) de cebola picada

*sal e pimenta à gosto

*orégano

Recheio:

*200g de batata descascada, cortada em pedacinhos e cozida em água e sal

*1 cebola pequena ralada

*1/2 pimentão vermelho picadinho

*2 dentes de alho amassados

*100g de presunto picado

*1/2 xícara (chá) de requeijão cremoso

*1 colher (sopa) de salsa fresca picada

*sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Modo de fazer:

Recheio:

Misture todos os ingredientes;
Massa:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, com exceção do queijo e do orégano e bata até obter uma mistura homogênea e mole;

Coloque a massa numa forma retangular untada e polvilhada com farinha de trigo, salpique um pouco de orégano e leve para assar em forno pré-aquecido em temperatura alta (220º C);

Após assada, deixe a massa esfriar um pouco, retire com cuidado do tabuleiro, coloque sobre um pano úmido, espalhe o recheio sobre a massa e com o auxílio do pano úmido enrole o rocambole;

Salpique o queijo ralado e um pouco de orégano sobre o rocambole e leve ao forno para derreter o queijo. Sirva de preferência quente.
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo e cozimento: 40 minutos
Sugestão: o requeijão pode ser substituído por creme de leite sem soro ou mussarela picada.

Salada fria de Batata

*500g de batata, descascada, cortada em cubos e cozida no ponto macio e consistente

*1 xícara (chá) de ervilha

*1 xícara (chá) de milho verde

*1/4 xícara (chá) de pimentão vermelho

*1/2 xícara (chá) de cebola ralada

*1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado

*1/2 xícara (chá) de maionese

*1/2 xícara (chá) de iogurte natural

*2 colheres (sopa) de vinagre ou limão

*1 colher (sopa) de mostarda

*1 colher (sopa) de sal

*1 colher (chá) de pimenta do reino
MOdo de Fazer

Misture todos os ingredientes, coloque numa travessa, tampe com filme plástico e leve a geladeira até a hora de servir.

Tempo de preparo e cozimento: 20 minutos
Rendimento: 6 porções

Sugestão: acrescente ovos de codorna cozidos e sirva com carne assada

Batata ralada ao forno
Ingredientes:

*1/2 kg de batatas descascadas e raladas no ralo grosso

*1 1/3 xícara (chá) de leite

*1 dente de alho amassado

*1 cebola média ralada

*1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

*sal e pimenta-do-reino a gosto

Moodo de fazer:

Numa panela, misture todos os ingredientes e deixe levantar fervura mexendo sempre.;

Retire do fogo e coloque a mistura numa forma refratária bem untada;

Polvilhe com o queijo e leve para assar em forno preaquecido em temperatura média-alta (220ºC) por 20 minutos ou até a massa ficar dourada;

Deixe descansar por 10 minutos antes de servir.
Rendimento: 4 porções.
Tempo de preparo e cozimento: 30 minutos.
Sugestão: a metade do leite pode ser substituída por creme de leite.

LARANJAS! Você sabe escolhê-las?



Tem muita gente que reclama que compra laranja e quando vai partí-la, metade está seca. Também já sofri com isso antes de aprender a selecionar as melhores. São duas características basiquérrimas que valem para as laranjas Pêra Rio - as mais comuns em grande quantidade nos supermercados e sacolões :


1 - A casca tem que estar totalmente lisa [se tiver um pouquinho enrugada ou áspera, é bem provável que esteja seca em uma das pontas].

2 - A casca deve ser brilhante [se estiver opaca, pode ter certeza que tem pouco suco].

Se escolher dessa forma, não tem erro. Nunca mais comprei laranja seca. Agora... se alguém souber o segredo de se escolher laranjas Bahias, me conta? Simplesmente adoro laranja Bahia e de vez em quando vem algumas muito sem doces. Mas pode ser que seja a safra ou o terreno ou outra coisa que vai além de uma característica física, né? De qualquer forma, será que tem a ver com o tamanho do 'umbigo'?

Dia 22 de setembro! Dia da banana



Yes! Nós temos banana: aprenda a tirar proveito disso.
Ela foi imortalizada no turbante de Carmen Miranda, em músicas e filmes. À parte o glamour, a banana é a fruta mais popular do Brasil - está na mesa do brasileiro, do humilde ao sofisticado - e, por isso, ganhou até um dia para ser homenageada: 22 de setembro. E não é para menos. Rica em vitaminas e sais minerais, ela traz vários benefícios para a saúde.

A banana é rica em carboidrato (frutose= açúcar das frutas), sais minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio) e vitaminas A, B1, B2 e C. É fonte também de fibras e tem baixo teor de gorduras. Uma banana nanica média pesa em torno de 80 gramas e possui aproximadamente 90 calorias. Uma das
das mais conhecidas características da banana: o potássio, que ajuda a prevenir as cãibras. Por isso é comum ver esportistas comendo banana no intervalo das provas e jogos. O alto teor do mineral também é indicado como coadjuvante no tratamento do reumatismo e artrite. "Além de atletas, deve ser consumida por crianças, idosos e todos que praticam atividades físicas, antes, durante e principalmente depois dos exercícios". .

Os benefícios não param por aí. "Além de repor vitaminas e sais minerais e fornecer energia ao organismo, a banana é rica em fibras, portanto ideal para evitar problemas intestinais, como constipação ou prisão de ventre".
As pessoas hipertensas também podem se beneficiar com a ingestão de banana, segundo a nutricionista do HC. "Os que fazem uso de medicamentos diuréticos em que há uma depleção (diminuição) do potássio no organismo, devem consumir banana para reposição do mineral."
Pessoas com insuficiência renal crônica, no entanto, devem evitar o consumo de frutas em geral, inclusive a banana, já que os níveis de potássio estão elevados (no sangue). "Os exames devem ser monitorados e a dieta deve ser orientada por um nutricionista". .
Porção ideal
O indicado, segundo as nutricionistas, é o consumo de três a quatro porções de frutas por dia. "Mas, como é bom variar, o ideal é comer uma banana por dia e completar a quantidade diária com outras frutas",para crianças, adolescentes e atletas, o consumo pode ser maior, de quatro a seis frutas por dia, dependendo da atividade física, gasto energético, biótipo, peso, altura. Para pessoas diabéticas,
Tipos
Originária do sul da Ásia e da Indonésia, a banana já existia no Brasil na época do seu descobrimento, segundo relatos históricos. E fez a cabeça dos brasileiros, já que a fruta é um dos principais produtos de exportação do país. A cidade de Santos (SP) é uma grande produtora de banana devido às boas condições do solo e do clima.
Existem mais de 30 variedades de bananas no Brasil, entre elas as mais conhecidas são: nanica, maçã, prata, da terra, ouro e São Tomé. "As calorias dependem do tipo e do tamanho da banana e podem variar de 80 a 130 calorias por unidade". . No entanto, : "Como toda fruta, a banana não deve ser consumida à vontade, seguindo o ditado errôneo de que 'fruta não engorda'. Fruta tem calorias e, se consumida em excesso, aumenta o total de calorias ingeridas no dia. Se não houver gasto energético, atividade física, pode aumentar o peso, sim". (texto tirado do terra).

Torta de banana


Ingredientes:
massa:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de adoçante culinário
2 colheres (sopa) de margarina light
1/2 xícara (chá) de leite desnatado
Recheio
3 bananas-nanicas médias
2 colheres (chá) de canela em pó
2 colheres (sopa) de adoçante culinário
Modo de Preparo:

Massa: ligue o forno à temperatura média. Peneire na tigela da batedeira a farinha de trigo com o fermento. Junte o adoçante, a metade da margarina e o leite e bata por 3 minutos, ou até obter uma massa homogênea e cremosa. Com a margarina restante, unte uma fôrma para torta, de preferência de fundo removível, de 25 cm de diâmetro e 6 cm de altura. Distribua a massa na fôrma e reserve. Recheio: descasque as bananas, corte-as ao meio no sentido do comprimento e disponha sobre a massa. Polvilhe a canela e o adoçante. Leve a torta ao forno por 20 minutos, ou até a massa dourar e as bananas ficarem macias e cozidas. Retire do forno.


 Revista Menu


















Muitas vezes as pessoas são egocêntricas,ilógicas e insensatas; Perdoe-as assim mesmo. Se você é gentil,as pessoas podem acusá-lo de interesseira; Seja gentil assim mesmo. Se você é uma vencedora(o)terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros; Vença assim mesmo. Se você é honesto ,as pessoas podem enganá-lo; Seja honesta assim mesmo. O que você levou anos para construir,alguém pode destruir de uma hora pra outra; Construa assim mesmo. Se você tem paz e é feliz,as pessoas podem sentir inveja; Seja feliz assim mesmo. O bem que você faz hoje pode ser esquecido amanhã; Faça o bem assim mesmo. Dê ao mundo o melhor de você,mas isso pode nunca ser o bastante; Dê o melhor de você assim mesmo. Veja você que, no final das contas isto é entre você e Deus. Nunca foi entre você e as outras pessoas.


segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Cada dia, um dia...



Cada sorriso, um sorriso...


Cada pessoa, um mundo...


Cada sonho, um degrau...


Cada passo, um risco...


Cada erro, uma oportunidade de aprender!




Amigos não são aqueles, que te fazem sorrir com mentiras.Mas sim aqueles que te fazem chorar com verdade..!"

domingo, 20 de setembro de 2009

sábado, 19 de setembro de 2009

VIAGEM AO TEMPO!

Acordo a vida nas palavras que escrevo retirando de mim luas frias,praias desérticas, jardins sem luz.

Trago o cal das manhãs nas linhas do horizonte,o sal do sol, a proa dos barcos,as longas cordilheiras de ferrona costa do Atlântico .Deito-me nos degraus do tempo sob a chuva que se abre em leque,escutando a vida num violino solitário e minha alma repousa submissa ,propagando-se nas últimas lâminas do crepúsculo celestial.(escrito por Conceição Bentes).

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Final de Semana chegando!







Hoje sextaq-feira, dia de sair para curtir com amigos. Aproveite os bons momentos que passam pela sua vida,pois eles são únicos , o amanhã está sempre nas Mâos do PAi Eterno!Viva o seu dia-a-dia sempre agradecendo pela Vida q vc tem!

UM beijo no coração de todos!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

ENERGIA QUE RECEBEMOS DAS FLORES!












A vida é cheia de acontecimentos que muitas vezes julgamos ser ruins, mas na verdade todos são para nosso aprendizado. Sempre crescemos com tudo de bom e de ruim que nos acontece. As coisas boas nos deixam felizes e com animo para enfrentarmos as coisas que aparantemente são "ruins". Mas estas coisas nos fazem ficar mais fortes e com mais coragem para seguir vida afora. Por isso vivamos com a alegria que a natureza nos dá, com o cultivo das plantas, das flores, dos cactus. Para estarmos fortes e energizados para enfrentar qualquer possivel problema. Nossa vida aqui é breve, comparada a existência eterna de nosso espírito....
A energia das plantas....das flores....das águas....da natureza, nos impulsiona, nos motiva, nos inspira.....cabe a nós captar essa força toda, e canalizá-la para nosso corpo físico e espiritual.....para com essa energia cumprirmos as nossas tarefas com melhor desempenho.Espírito equilibrado, mente sadia, corpo forte....essa é a grande receita para uma bela vida....Com problemas sim....todos os temos....mas com serenidade para passar por todos eles.!Recarregue suas energias junto a natureza...tudo fica mais leve.






HOMENAGEM Á PRIMAVERA! VEM PRIMAVERA VEM!





































Vem Primavera Ah, primavera! Vem com flores coloridas alegrando a natureza! Alegra meus dias com um amor renovado, como a seiva das rosas. Encanta-me primavera, faz palpitar meu coração apaixonado, assim como me encanta o verdor das campinas. Anseio ouvir meu trovador com sua lira! Tomando nas mãos novos botões de rosas sinto o rensacer da vida, vem primavera, quero sentir o prazer e o gozo na sensação renovada, saciar o amor numa troca, sufocar a distância numa entrega total, pura, embalando a alma no encanto sedutor, coração feliz por tanto amar, e que seja durável, doce, ditoso, sentindo a doçura de um beijo, longo, terno, apaixonado! Um hino à primavera... Vem primavera! Trazer-me as mais lindas quimeras, junto a elas sonhos de outras eras, com o colorido inusitado das flores, e os diversos aromas de outros amores... Encantar os campos e os corações, ensinar a poção mágica das paixões, trazer ao poeta sua mais linda inspiração, ao senti-la chegar mais perto... Vem Primavera! Das estações és a mais bela! Embriaga todos os sentidos, atiça até os quietos cupidos, á lançar suas flechas de amor singelas.. Trazes as paixões á flor da pele, vem como uma brisa e de leve, faz com que a natureza cantarole um hino, como se fosse o som de um violino, mas são só vozes que se misturam, em saudação a mais bela das estações. Olhando as rosas vermelhas e amarelas, beija-flores a voar sobre elas, trazendo esperança a cada novo amanhecer, me sinto uma criança vendo tudo florescer.