sexta-feira, 14 de maio de 2010

Oração de quem descobre que está envelhecendo

Ó Senhor, tu sabes melhor do

Ó Senhor, tu sabes melhor do


que eu que estou envelhecendo

a cada dia.

Sendo assim, Senhor, livra-me

da tolice de achar que devo

dizer algo, em toda e qualquer

ocasião.

Livra-me, também, Senhor,

deste desejo enorme que tenho

de querer pôr ordem na vida

dos outros.

Ensina-me a pensar nos outros

e a ajudá-los, sem jamais me

impor sobre eles, mesmo

considerando com modéstia

a sabedoria que acumulei e

que penso ser uma lástima não

passar adiante.

Tu sabes, Senhor, que desejo

preservar alguns amigos e uma

boa relação com os fi lhos, e que só se

preserva amigos e fi lhos quando não há

intromissão na vida deles.

Livra-me, também, Senhor, da tolice

de querer contar tudo com detalhes e

minúcias e dá asas à minha imaginação

para voar diretamente ao ponto que

interessa.

Não me permita falar mal de alguém.

Ensina-me a fazer silêncio sobre minhas

dores e doenças... Elas estão aumentando

e, com isso, a vontade de descrevê-las vai

crescendo a cada ano que passa. Não

ouso pedir o dom de ouvir com alegria a

descrição das doenças alheias; seria pedir

muito. Mas, ensina-me,

Senhor, a suportar ouvilas

com paciência.

Ensina-me a

maravilhosa sabedoria

de saber que

posso estar errada em

algumas ocasiões. Já

descobri que pessoas

que acertam sempre

são maçantes e

desagradáveis.

Mas, sobretudo,

Senhor, nesta prece de

envelhecimento, peço:

Mantenha-me o mais

amável possível.

Livrai-me de ser santo

(a). É difícil conviver

com santos!

Mas um(a) velho(a) rabugento(a),

Senhor, é obra prima do diabo! Poupeme,

por misericórdia.

E proteja-me contra os mal

intencionados....

Assim seja!

Nenhum comentário: