domingo, 25 de outubro de 2009

Dia Mundial do Macarrão


Dia Mundial do Macarrão foi criado na Itália, no dia 25 de outubro de 1995. Um pouco da história desse alimento que está tão presente na mesa dos brasileiros.


O surgimento do macarrão tem várias versões. Sabe-se, porém, que a invenção é antiga. Para o dicionário Houaiss, o macarrão foi criado em Nápoles, na Itália. Mas há controvérsias. Existe a versão que diz que o alimento surgiu em Veneza, também na Itália, em 1295, quando Marco Polo chegou ali, vindo da China. E tem ainda quem acredita que os criadores do macarrão foram os árabes, no século 9, quando conquistaram a Sicília, região no sul da Itália.

O macarrão apareceu em terras brasileiras no final do século 19, trazido pelas primeiras famílias de imigrantes italianos que chegavam por aqui. Hoje, o Brasil é o terceiro maior consumidor de macarrão do mundo. Em primeiro lugar, como não poderia deixar de ser, está a Itália. Depois, os Estados Unidos.

Apesar de existirem muitos tipos e formatos de massas, farinha e ovos são a base deste alimento. Existem as massas secas, as instantâneas e as frescas. As massas secas são as mais comuns. São encontradas nos supermercados, não precisam ir à geladeira e duram meses dentro da embalagem. As massas instantâneas são as que têm cozimento muito rápido. A invenção, japonesa, foi considerada a mais importante do século 20, ultrapassando o karaokê (segundo lugar) e o walkman (terceiro lugar). As massas frescas são as que têm de ser mantidas na geladeira, e podem ser feitas em casa.

Os formatos também são muitos. Tem as massas para sopas - quem nunca comeu sopa com estrelinha quando era criança? -, as massas curtas, como o penne e o parafuso, e as massas longas, como o espaguete e o talharim. Mas existem também as que têm um formato diferente desses, como a massa para lasanha, o nhoque e o capelete.

Penne ao molho branco

Ingredientes:


500 g de massa tipo penne

Água, o suficiente

1 pitada de sal

2 colheres (sopa) de manteiga

½ cebola ralada

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 litro de leite

1 colher (sopa) de molho de tomate

1 pitada de noz-moscada

1 pitada de orégano

Sal a gosto

Manjericão a gosto

Queijo tipo parmesão ralado a gosto



Modo de Preparo

Cozinhe a massa na água fervente até que fique al dente. Enquanto isso, prepare o molho. Em uma panela, aqueça a manteiga e doure a cebola. Acrescente a farinha de trigo e frite-a. Em seguida, acrescente o leite aos poucos e, mexendo sempre, deixe apurar até que engrosse. Junte o molho de tomate, a noz-moscada, o orégano, o sal e misture. Coloque a massa na panela com o molho, acrescente o manjericão e misture. Salpique o queijo parmesão ralado.

Nenhum comentário: