domingo, 27 de setembro de 2009

Bonsai- émuito mais que uma árvore pequena


Acho que todo mundo gosta de ter plantas em casa, né? E uma planta super bacana pra deixar nossa casa alegre e bonita é o bonsai.










O bonsai é uma árvore que cresceu lentamente e deixou marcas em seu tronco. Ele é o resultado de uma arte milenar que envolve técnica e sensibilidade para que a arvorezinha cresça sofrida, mas fiel às condições encontradas na natureza. Por exemplo: um bonsai que cresce sob forte vento dos rochedos e inclina-se para um lado.
Para se criar um bonsai, os galhos e as raízes da planta são cortadas periodicamente e chega-se a levar alguns anos para que se obtenha uma planta adulta com pequenas proporções a qual chamamos de bon (vaso) + sai (árvore) - nome em japonês.
O bonsai surgiu na China (já era cultivado por lá desde o ano 200 a.C.) e foi mais tarde levado ao Japão onde desenvolveram a técnica. A ideia da árvore centenária cultivada em bandejas ou vasos pequenos levava para as cidades a representação da força de plantas que frutificavam mesmo diante de tantos problemas climáticos nas florestas.

Existem vários estilos de cultivo de um bonsai e as espécies mais famosas são capazes de obter formas lindíssimas. Hoje em dia, um bonsai adulto pode ter até 90 cm, mas os de até 45 cm são os mais comuns.
Manutenção


O bonsai é uma árvore que por viver num vaso onde há pouco espaço para suas raízes, necessita de adubos e fertilizantes. No período da primavera até o final do verão as plantas estão absorvendo nutrientes, portanto nesta época, num intervalo de 15 ou 20 dias devemos aplicar um adubo líquido tipo Ouro Verde, deve-se também colocar algum tipo de adubo sólido de lenta decomposição, com pouco nitrogênio. Esteja atento para pragas e doenças, fazendo uma manutenção preventiva a cada 30 dias, você evitará problemas, ocorrendo alguma anormalidade utilize inseticidas do tipo Dymy Pronto, ou algum outro similar. Separe seu bonsai de outras plantas.
Ao contrário do que todos pensam, bonsais adoram solos arenosos, mas apenas substituir aquela terrinha que veio com ele por areia não resolve os problemas. Não estamos falando de qualquer areia, ela precisa de todo um preparo para ser considerada adequada.

Para ter a areia nas condições ideias para abrigar seu bonsai, você precisa umidecê-la com óleo diesel[1]. Feito isso, você pode transferir seu bonsai para um novo vaso com essa mistura. Mas não se esquece… de que assim que você o colocar no novo vaso com areia, é necessário flambar o solo[2] no tempo necessário gerar cristais de vidro sobre a superfície! Mas cuidado!! Não deixei flambando por muito tempo, você não quer que a superfície fique impermeável!
Rega:
 Outro detalhe de que todos não sabem sobre os bonsais é que eles não são muito acostumados a água. Regar com água… no máximo uma vez ao ano (tirando os bissextos). O que eles realmente curtem é óleo de fritura com pedacinhas frango desfiado e peixe[
Sol:
 Quanto a exposição ao sol, os bonsais se adaptam melhor quando ela é feita de modo indireto, ou seja, você não deve deixar seu bonsai diretamente na luz do sol. Para iluminá-lo você deve direcionar luz do sol para ele com a ajuda de um espelho.


Outro cuidado que se deve ter com bonsais é de sempre orientá-lo na mesmo posição para seu banho de

Nenhum comentário: