quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Dia 22 de setembro! Dia da banana



Yes! Nós temos banana: aprenda a tirar proveito disso.
Ela foi imortalizada no turbante de Carmen Miranda, em músicas e filmes. À parte o glamour, a banana é a fruta mais popular do Brasil - está na mesa do brasileiro, do humilde ao sofisticado - e, por isso, ganhou até um dia para ser homenageada: 22 de setembro. E não é para menos. Rica em vitaminas e sais minerais, ela traz vários benefícios para a saúde.

A banana é rica em carboidrato (frutose= açúcar das frutas), sais minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio) e vitaminas A, B1, B2 e C. É fonte também de fibras e tem baixo teor de gorduras. Uma banana nanica média pesa em torno de 80 gramas e possui aproximadamente 90 calorias. Uma das
das mais conhecidas características da banana: o potássio, que ajuda a prevenir as cãibras. Por isso é comum ver esportistas comendo banana no intervalo das provas e jogos. O alto teor do mineral também é indicado como coadjuvante no tratamento do reumatismo e artrite. "Além de atletas, deve ser consumida por crianças, idosos e todos que praticam atividades físicas, antes, durante e principalmente depois dos exercícios". .

Os benefícios não param por aí. "Além de repor vitaminas e sais minerais e fornecer energia ao organismo, a banana é rica em fibras, portanto ideal para evitar problemas intestinais, como constipação ou prisão de ventre".
As pessoas hipertensas também podem se beneficiar com a ingestão de banana, segundo a nutricionista do HC. "Os que fazem uso de medicamentos diuréticos em que há uma depleção (diminuição) do potássio no organismo, devem consumir banana para reposição do mineral."
Pessoas com insuficiência renal crônica, no entanto, devem evitar o consumo de frutas em geral, inclusive a banana, já que os níveis de potássio estão elevados (no sangue). "Os exames devem ser monitorados e a dieta deve ser orientada por um nutricionista". .
Porção ideal
O indicado, segundo as nutricionistas, é o consumo de três a quatro porções de frutas por dia. "Mas, como é bom variar, o ideal é comer uma banana por dia e completar a quantidade diária com outras frutas",para crianças, adolescentes e atletas, o consumo pode ser maior, de quatro a seis frutas por dia, dependendo da atividade física, gasto energético, biótipo, peso, altura. Para pessoas diabéticas,
Tipos
Originária do sul da Ásia e da Indonésia, a banana já existia no Brasil na época do seu descobrimento, segundo relatos históricos. E fez a cabeça dos brasileiros, já que a fruta é um dos principais produtos de exportação do país. A cidade de Santos (SP) é uma grande produtora de banana devido às boas condições do solo e do clima.
Existem mais de 30 variedades de bananas no Brasil, entre elas as mais conhecidas são: nanica, maçã, prata, da terra, ouro e São Tomé. "As calorias dependem do tipo e do tamanho da banana e podem variar de 80 a 130 calorias por unidade". . No entanto, : "Como toda fruta, a banana não deve ser consumida à vontade, seguindo o ditado errôneo de que 'fruta não engorda'. Fruta tem calorias e, se consumida em excesso, aumenta o total de calorias ingeridas no dia. Se não houver gasto energético, atividade física, pode aumentar o peso, sim". (texto tirado do terra).

Torta de banana


Ingredientes:
massa:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de adoçante culinário
2 colheres (sopa) de margarina light
1/2 xícara (chá) de leite desnatado
Recheio
3 bananas-nanicas médias
2 colheres (chá) de canela em pó
2 colheres (sopa) de adoçante culinário
Modo de Preparo:

Massa: ligue o forno à temperatura média. Peneire na tigela da batedeira a farinha de trigo com o fermento. Junte o adoçante, a metade da margarina e o leite e bata por 3 minutos, ou até obter uma massa homogênea e cremosa. Com a margarina restante, unte uma fôrma para torta, de preferência de fundo removível, de 25 cm de diâmetro e 6 cm de altura. Distribua a massa na fôrma e reserve. Recheio: descasque as bananas, corte-as ao meio no sentido do comprimento e disponha sobre a massa. Polvilhe a canela e o adoçante. Leve a torta ao forno por 20 minutos, ou até a massa dourar e as bananas ficarem macias e cozidas. Retire do forno.


 Revista Menu

















2 comentários:

Cacá disse...

Que blog simpático, Sandra! Pleno de bons conteúdos: nele há "alimento" para o corpo (receita culinária), alimento para o espírito (e como nós humanos necessitamos dele para VIVER com mais qualidade de vida...diferente do que o mundo prega como tal, eu penso que se estivermos com a fome desse alimento saciada, o planeta seria beneficiado com o dom maior que é o AMOR transformado em gesto concreto!Mas...como ser assim se nos falta o "combustível"!?...Parabéns, Sandra: pode crer, o seu blog chegou para "fazer a diferença"!!!DEUS AMOR te ilumine a cada post!!!

Butterfly disse...

Obrigada minha querida amiga, suas sábias palavras são recebidas com todo carinho.Pa ze Bem!